Português Italian English Spanish

Surto de conjuntivite atinge o Vale do Mamanguape: saiba o que fazer

Surto de conjuntivite atinge o Vale do Mamanguape: saiba o que fazer

Os ventos fortes e a poeira favorecem o surgimento das conjuntivites virais e bacterianas.



 

A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. A conjuntivite viral é altamente contagiosa, freqüente no verão, e apesar de não ser grave provoca muito incômodo e alguns cuidados devem ser tomados para que não se transforme em epidemia. 

Geralmente compromete os dois olhos, não necessariamente ao mesmo tempo, sendo o contagio feito pelo contato direto com a pessoa doente ou objetos contaminados. Esta contaminação ocorre com maior facilidade em ambientes fechados como escolas, creches e ônibus. Diante da facilidade do contágio, o Vale do Mamanguape está sendo assolado por um surto de conjuntivite, principalmente nas cidades de Mamanguape e Rio Tinto. A Secretaria de Saúde de Mamanguape, recentemente, realizou um programa de conscientização sobre a conjuntivite, alertando sobre cuidados e possíveis tratamentos.

Não existe tratamento específico para conjuntivite viral. Para diminuir os sintomas e o desconforto pode-se utilizar soro fisiológico gelado e compressas sobre as pálpebras, limpar os olhos com frequência, ou ainda, usar colírios lubrificantes e lágrimas artificiais. 
 

É difícil prevenir-se das conjuntivites 

Algumas medidas podem diminuir o risco de você adquirir uma conjuntivite, que são: 


Não use maquiagem de outras pessoas (e nem empreste as suas).
Evite compartilhar toalhas de rosto.
Lave as mãos com frequência e não coloque-as nos olhos.
Use óculos de mergulho para nadar, ou óculos de proteção se você trabalha com produtos químicos
Não use medicamentos (pomadas, colírios) sem prescrição (ou que foram indicados para outra pessoa).
Evite nadar em piscinas sem cloro ou em lagos.

Qual o porquê desse repentino surto de conjuntivite?

O clima seco e frio proporciona melhor ambiente para o vírus e por esse motivo aumentam os casos de conjuntivite nessa época do ano. No ápice da baixa umidade do ar, a doença pode até virar epidemia. Os ventos fortes e a poeira favorecem o surgimento das conjuntivites virais e bacterianas. Apesar de ser um problema comum e, na maioria das vezes de fácil tratamento e cura, a conjuntivite incomoda e pode causar grande irritação na visão, e, em alguns casos, é preciso recorrer à cirurgia.